NFe
Híbridos de Trigo
Híbridos de Soja
Híbridos de Milho
1 2 3

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do Tempo

COTAÇÕES AGRÍCOLAS

Cotações Agrícolas

REPRESENTANTES

Encontre um de nossos representantes

PARCEIROS

NOTÍCIAS

23/08/2012

Mapa inclui novos municípios gaúchos para cultivo da soja

Mapa inclui novos municípios gaúchos para cultivo da soja

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 175 que inclui novos municípios gaúchos no Zoneamento Agrícola para a cultura de soja, ano-safra 2012/13, desde que sejam utilizadas práticas de cultivo que minimizem os efeitos de eventual estiagem. A medida atende solicitação da Federação da Agricultura do RS (Farsul) encaminhada ao ministério.


A revisão do zoneamento levou em conta argumentações técnicas de caráter qualitativo. A Portaria aponta que o cultivo da soja, em sistemas integrados de Lavoura Pecuária, Lavoura Pecuária Floresta ou sistemas de plantio direto na palha, pode contribuir para minimizar perdas. A Embrapa dispõe de tecnologias para essa iniciativa.


“O zoneamento é um instrumento fundamental para diminuir riscos, para a constituição do seguro agrícola e o aumento da produtividade”, disse o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha. O estudo é elaborado com o objetivo de minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A técnica é de fácil entendimento e adoção pelos produtores rurais, agentes financeiros e demais usuários.


Fonte: MInistério da Agricultura.

Rs
Cerealista Faxinal