NFe
Híbridos de Trigo
Híbridos de Soja
Híbridos de Milho
1 2 3

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do Tempo

COTAÇÕES AGRÍCOLAS

Cotações Agrícolas

REPRESENTANTES

Encontre um de nossos representantes

PARCEIROS

NOTÍCIAS

19/09/2012

Fórum de soja dá dicas para alcançar altas produtividades

Fórum de soja dá dicas para alcançar altas produtividades

A lavoura precisa ser vista como um laboratório pelo produtor rural.” Esta foi a frase utilizada, por mais de uma vez, pelo consultor técnico da Fazenda Mutuca, Ivo Claudino Frare, durante o 3º Fórum Regional de Produtividade de Soja, realizado quinta-feira, dia 13, na sede da Coodetec, em Cascavel. Frare e o produtor, Ely de Azambuja Germano Neto, de Arapoti/PR, foram os primeiros colocados da região Sul, no Desafio Nacional de Máxima Produtividade Safra 2011/2012.


Para os responsáveis pela Fazenda Mutuca, que alcançou 103,11 sacas por hectare, não há uma receita exata para o sucesso. “Os resultados dependem de cada talhão e de cada época. O produtor precisa apostar no planejamento, saber qual clima enfrentará, se La Niña ou El Niño, e investir em sementes de alta qualidade fisiológica e sanitária”, detalhou Frare. Ainda, segundo ele, o fator número um para a alta produtividade é o arranjo populacional de plantas por hectare. “O espaçamento entre linhas tem um impacto grande no resultado final. É necessário fazer muitas análises. Nós identificamos que reduzir o espaçamento entre as linhas de plantio garantiu maior produção em mais de 80% dos casos”. Na Fazenda Mutuca, na área de 7,6 hectares inscrita no Desafio, o plantio foi feito com 40 centímetros entre linhas.O proprietário da Fazenda, Ely de Azambuja Germano Neto, comentou também que o produtor precisa acreditar na assistência técnica. “O sucesso da lavoura também depende do apoio técnico competente. Produtor e consultor precisam estar sempre abertos a novidades. Além disso, é importante investir e melhorar o potencial do solo. É o básico para o início do sucesso”, afirmou Germano.


Participação - O produtor e engenheiro agrônomo de Dourados/MS, Rikitaro Urano, teve problemas com a seca na última safra. “Consegui 40 sacas por hectare. E, através desse evento, com a apresentação de cases do Desafio, podemos identificar algumas mudanças que devem ser adotadas na lavoura, saber o que pode ser feito para melhorar. Conhecimento, variedade de soja e manejo são os principais elementos para uma boa colheita.


Novidades da pesquisa Coodetec


Além do case da região Sul, o 3º Fórum Regional de Produtividade da Soja contou com a apresentação das novas tecnologias e cultivares CD para a próxima safra. “O sojicultor, que busca cultivares precoces, com possibilidade de antecipação de semeadura, devido ao plantio de milho safrinha, encontrará na Coodetec uma aliada. Temos duas novas cultivares, que já apresentam bons resultados no campo, e que serão disponibilizadas na próxima safra”, detalhou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.


Fonte: Coodetec.

Soja
Cerealista Faxinal