NFe
Híbridos de Trigo
Híbridos de Soja
Híbridos de Milho
1 2 3

PREVISÃO DO TEMPO

Previsão do Tempo

COTAÇÕES AGRÍCOLAS

Cotações Agrícolas

REPRESENTANTES

Encontre um de nossos representantes

PARCEIROS

NOTÍCIAS

16/08/2012

Encontro Tecnológico: trigo prepara o solo para as culturas de verão

Encontro Tecnológico: trigo prepara o solo para as culturas de verão

O Encontro Tecnológico de Inverno 2012 reuniu, na quinta-feira, dia 09 de agosto, cerca de 200 profissionais e produtores de trigo, na sede da Coodetec, em Cascavel.  Pela manhã, os participantes receberam instruções sobre manejo de plantas daninhas, preparação do solo e qualidade na colheita. Durante a tarde, tiveram acesso aos lançamentos de cultivares de trigo pão e melhorador. O evento foi promovido pela Coodetec, em parceria com a Bayer CropScience e M.A. Máquinas – John Deere.


Para o produtor e proprietário de revenda de sementes, Avelino Stefanoski, de Vera Cruz do Oeste, o Encontro Tecnológico de Inverno tirou muitas dúvidas e trouxe informações importantes. “Vale a pena investir no trigo. Os preços estão melhorando e a nossa expectativa é a de que continue assim. No evento, tivemos a oportunidade de conhecer novas tecnologias, que irão garantir o aumento da produtividade”, detalhou.


Na abertura, o presidente executivo da Coodetec, Ivo Carraro enfatizou que o produtor deve continuar acreditando no trigo. “Precisamos estar preparados para a explosão da cultura. Nossos produtores e nossas terras têm potencial para o crescimento do trigo e nós, enquanto cooperativa de pesquisa, acreditamos nisso e continuamos investindo na cultura.”


Palestras - Na primeira palestra técnica, o professor da UENP/FFALM, Robinson Osipi, falou sobre os benefícios do cultivo de trigo no manejo das plantas daninhas. “O agricultor precisa valorizar essa cultura, porque o trigo, dentro do sistema de rotação, é muito importante no manejo da resistência de plantas daninhas. É importante optar por produtos diferentes dos utilizados nas outras culturas. Desta forma, a área de soja e milho verão ficará livre de plantas daninhas ou com menor potencial de infestação do banco de sementes das invasoras, o que facilitará o manejo”, argumentou. Ainda de acordo com Osipi, a rotação de culturas, incluindo o trigo, minimiza os problemas com resistência à buva e capim amargoso.


O Encontro Tecnológico de Inverno contou ainda com a apresentação do pesquisador da área de solos do Iapar, Antônio Costa, e com a palestra do gerente da Divisão de Pesquisa da Coodetec, Ivan Schuster. Costa falou sobre os benefícios da cultura para a melhoria da fertilidade do solo. “O trigo é uma opção de renda para o produtor no inverno e, para que isso ocorra, é necessário adequar variedade, adubação e correção de solo à sua realidade. O trigo é viável e prepara o solo para a cultura que vai sucedê-lo”, destacou. Já, Schuster, apresentou a biotecnologia aplicada ao melhoramento genético de trigo. “Num longo prazo, teremos plantas transgênicas, que serão resistentes a doenças (giberela e ferrugem, por exemplo) e tolerância a seca. Teremos trigo biofortificado, que aumenta qualidade para panificação e é indicado para quem tem intolerância a glúten.”


Estações - No campo, junto às parcelas de trigo CD, os participantes acompanharam às orientações dos pesquisadores Coodetec sobre manejo de doenças nas novas cultivares de trigo e o posicionamento de cultivares de trigo pão e melhorador. Na estação Bayer CropScience, foi destacado o programa Bayer Muito Mais Trigo e, na estação da M.A. Máquinas – John Deere, uma equipe técnica falou sobre qualidade da colheita na cultura de trigo.


“Nossa intenção é incentivar os produtores a não deixar o trigo de lado. Essa cultura deve ser vista como planta de cobertura de luxo, por fazer o papel de colocar palha no sistema e possibilitar ganhos ao longo dos anos. O agricultor que cultiva o trigo consegue produzir mais soja e mais milho, por reter mais água no solo e manejar melhor as plantas daninhas de difícil controle”, explicou o gerente comercial da Coodetec, Marcelo da Costa Rodrigues.


Fonte: Imprensa Coodetec.

Dejetos
Cerealista Faxinal